SEO Local: descubra como usá-lo para atrair mais clientes!
- Divug
- 27 de jan. de 2020
- 5 min de leitura
SEO local são estratégias de otimização para destacar um negócio nas pesquisas locais. Com elas, a sua empresa pode se tornar uma referência na sua região e atrair novos clientes sem precisar investir dinheiro em mídia. Saiba agora como funciona o SEO local e como aproveitar no seu negócio!

Já pensou quantas pessoas estão buscando pelo seu negócio na internet? E quantas delas poderiam entrar em contato, visitar a sua empresa e virar clientes?
Se você tem um negócio local e quer que isso aconteça, precisa saber o que é SEO local!
Estratégias de otimização para buscadores são essenciais no Marketing Digital. Cada vez mais o Google se torna um assistente para qualquer assunto, inclusive para ver o cardápio do restaurante da esquina ou o endereço da loja que você quer visitar hoje à tarde.
São essas buscas por informações sobre negócios locais, portanto, que estão na mira do SEO local.
Com essas estratégias de otimização, você consegue melhorar o posicionamento orgânico do seu negócio para usuários que estão pesquisando naquele momento por soluções na sua região.
Bem posicionado nos resultados, seu negócio ganha mais visibilidade e tem mais chances de conquistar clientes!
O que é SEO local?
SEO local é o conjunto de estratégias de otimização para buscadores que visa melhorar o posicionamento de uma marca quando usuários pesquisam por soluções na sua região de atuação.
Esse tipo de otimização é focado no site da empresa, mas também na sua página no Google Meu Negócio, que vamos conhecer melhor ainda neste artigo.
O SEO local é pensado para pesquisas que contêm um componente geográfico — e é isso que o diferencia do SEO geral.
A localização do usuário que busca por negócios locais e a inclusão de uma região nos termos de pesquisa (como “perto de mim” ou “em São Paulo”) acionam o algoritmo de busca local e modificam a forma como o Google apresenta os resultados.
Esse tipo de busca ganha um olhar especial do buscador. A intenção do Google é oferecer a melhor experiência de pesquisa aos usuários. Para isso, dedica todos os seus esforços para oferecer os melhores resultados com a maior agilidade possível.
Então, quando uma pessoa pesquisa por um restaurante ou teatro no Google, o buscador entende que é provável que ela esteja buscando opções próximas de onde ela está.
Então, a localização do usuário entra como um fator essencial para filtrar e classificar os resultados, de maneira que ele encontre mais rapidamente, nas primeiras posições, a resposta que deseja.
Com o aumento das buscas mobile, o componente geográfico se tornou mais importante para o Google.
Afinal, os smartphones acompanham as movimentações dos usuários e, por isso, exigem do buscador uma inteligência capaz de oferecer respostas relevantes conforme a sua localização em tempo real.
Dessa forma, quando você está de férias na Alemanha e pesquisa por “casas de câmbio”, por exemplo, o Google procura oferecer resultados na cidade ou bairro onde você está — não mais onde você mora. Não precisa nem especificar que você quer ver casas de câmbio em Berlim, pois o Google já sabe que você está lá.
Então, para otimizar o seu negócio para essas buscas, o SEO local deve evidenciar para o Google onde ele está localizado e quais regiões atende, além de mostrar ao buscador que é uma empresa de relevância na região.
Mais adiante, você vai entender o que o Google considera mais importante para fazer o rankeamento nesse tipo de busca.
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Quais são os benefícios do SEO local?
O Google está cada vez mais ajudando os usuários a explorarem as cidades. Embora hoje o mundo seja digital, as pessoas não deixam de conhecer restaurantes quando viajam ou vão ao cinema onde moram.
Por isso, o buscador está preocupado em melhorar a experiência de busca dos usuários que querem encontrar soluções enquanto se movimentam por aí.
O SEO local, portanto, representa uma oportunidade de melhorar o posicionamento da sua empresa e aumentar a visibilidade nos resultados para essas pessoas.
Mas será que a otimização para buscas locais vale a pena para qualquer tipo de negócio?
Antes de conhecer os benefícios do SEO local, é importante entender que ele provavelmente não será útil para empresas que não têm um local físico para vender, como as lojas de e-commerce.
Por outro lado, esse tipo de otimização é valioso para empresas que recebem o público fisicamente.
Estamos falando de bares, restaurantes, cafeterias, teatros, cinemas, casas noturnas, lojas, centros comerciais, hotéis, pousadas, salões de beleza, barbearias, escolas, consultórios, hospitais, entre outros tipos de empresas.
É para essas empresas que valem as otimizações que vamos ver neste artigo.
A seguir, entenda melhor os principais benefícios que o SEO local pode proporcionar a elas!
Aumenta a visibilidade na região
Esse é o principal benefício de qualquer estratégia de SEO, independentemente do tipo de busca do usuário. No caso das pesquisas locais, a otimização ajuda a posicionar a empresa entre os concorrentes da sua região, o que aumenta a visibilidade do negócio na web.
Com mais visibilidade, a empresa tende a ser mais conhecida, receber mais visitas e contatos e, assim, ter mais resultados efetivos.
E tudo isso sem investir nem um real em mídia, já que o SEO local é uma estratégia orgânica.
Incentiva a tomada de ação
Na jornada do consumidor, as buscas locais representam uma etapa próxima da conversão.
Quem busca por uma casa noturna no Google, por exemplo, pode estar procurando opções para se divertir com os amigos no próximo fim de semana ou naquele momento mesmo.
Então, os resultados da busca embasam a tomada de decisão e incentivam a ação: a pessoa pode entrar em contato com o negócio, ler avalições de clientes, ver algumas fotos do local e saber como chegar até lá.
Se o seu negócio estiver otimizado com o SEO local, você ainda vai aparecer entre as primeiras posições e terá mais chances de ser a opção escolhida.
Uma pesquisa do Think With Google comprovou o que estamos falando. O estudo mostrou que 76% das pessoas que fazem uma busca local no smartphone visitam o negócio em até 24 horas e que 28% dessas buscas resultam em uma venda. Veja a importância do SEO local!
Aumenta a autoridade local
Para o consumidor que vê os resultados de uma pesquisa no Google, os links que aparecem nas primeiras posições parecem ter mais credibilidade.
Afinal, para aparecer no topo do ranking, aqueles negócios conquistaram a confiança do público e do buscador.
Quando se trata de buscas locais, eles demonstram sua autoridade no mercado daquela região, já que se destacam diante dos concorrentes.
Atrai novos públicos
As buscas locais também são uma forma de descobrir novos negócios nas cidades. Pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar da sua pizzaria podem encontrá-la em uma busca por esse tipo de restaurante no bairro que estão visitando.
Portanto, SEO local faz com que você apareça para potenciais novos clientes, sem precisar investir em mídia.
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