top of page

A lição do escritório da Amazon em 1999

  • Foto do escritor: Divug
    Divug
  • 18 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Quem vê a imagem pode nem acreditar que esse era o espaço de trabalho do homem cuja fortuna foi avaliada em 2018 em 105 bilhões de dólares pela Bloomberg


ree

Uma mesa feita de porta de madeira, bolas de brinquedo espalhadas no chão, fios de eletrônicos bagunçados em uma sala minúscula. Assim era o escritório do CEO da Amazon, Jeff Bezos, em 1999.

Quem vê a imagem agora, feita por uma reportagem do programa 60 minutes da NBC, pode nem acreditar que esse era o espaço de trabalho do homem cuja fortuna foi avaliada em 2018 em 105 bilhões de dólares pela Bloomberg.

Embora a Amazon tenha se tornado uma das maiores empresas do mundo na última década, já em 1999, quando vendia apenas livros, filmes e CDs, era um negócio bilionário. Naquele ano, uma reportagem do New York Times indicava que a empresa estava avaliada em 30 bilhões de dólares. E na matéria da NBC, o jornalista que entrevistou Bezos, Bob Simon, afirmou que, por suas contas, o próprio empresário deveria ter uma fortuna entre 9 e 10 bilhões de dólares.

Por que, então, o escritório pequeno, bagunçado e a porta no maior estilo faça-você-mesmo? A resposta de Bezos foi simples: "É um símbolo de gastar dinheiro em coisas que interessam aos clientes e não gastar dinheiro em coisas que não importam para o cliente".

Hoje, com escritórios modernos, gigantes e espalhados pelo o mundo inteiro, a Amazon não tem mais salas que se parecem com "dormitórios de faculdade" (como a reportagem da NBC descreveu a empresa em 1999), mas segue sendo uma das empresas mais comprometidas com o bom atendimento ao consumidor. É uma estratégia que parece ser imbatível.


 
 
 

Comentários


  • Whatsapp

Avenida Paulista, nº1636, Cj 3, Sala 103-B

Condomínio Paulista Corporate, Bairro: Bela Vista

CEP: 01310-200, São Paulo-SP  

  • Instagram

© Copyright 2014-2025| Desenvolvido por Divug Marketing e Branding | Todos os direitos reservados.

bottom of page